sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CEASA É VOCÊ PELO PROXIMO..

Estado lança programa social que atenderá 30 mil pessoas de baixa renda

Iniciativa que envolve SDR, Ceasa, Sistema Fecomércio-RS/Sesc  e Seven Boys oferecerá alimentos e educação (Arte: Tiago Lobo/SDR)
Iniciativa que envolve SDR, Ceasa, Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Seven Boys oferecerá alimentos e educação (Arte: Tiago Lobo/SDR)
No Dia Mundial da Alimentação, celebrado na sexta-feira (16/10), o Governo do Estado lançará um programa que oferecerá alimentos e educação nutricional para cerca de 30 mil pessoas de baixa renda atendidas por 150 entidades de Porto Alegre. Em cerimônia às 10h30min no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e da secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais do Estado, Maria Helena Sartori, será apresentado o “Prato para Todos”, projeto idealizado pela Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e parcerias do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Seven Boys.
A operacionalização do programa começa com voluntários da Ceasa, que coletarão hortifrutigranjeiros entre os excedentes de mercado do pavilhão de produtores e do setor atacadista. Os produtos serão classificados e armazenados, para depois comporem kits que terão ainda pães doados pela Seven Boys. A Ceasa já montou um cadastro de entidades que serão beneficiadas e monitoradas sistematicamente, como creches comunitárias, instituições filantrópicas, asilos e entidades oficialmente registradas que tratem de crianças ou pessoas em vulnerabilidade social.
No ato de lançamento do programa, o governador entregará as chaves de um ônibus-escola dotado de cozinha industrial em seu interior, com 24 lugares. O veículo servirá para realização de aulas em entidades que não têm cozinha.

Aulas e livro de receitas

Com isso, além de prover alimentação, o programa desenvolverá ações educativas junto às comunidades. O ônibus-escola do Sistema Fecomércio-RS/Sesc vai percorrer entidades e associações cadastradas, e nutricionistas ministrarão cursos sobre como aproveitar frutas e legumes integralmente no preparo de várias receitas. Os participantes receberão também um livro com receitas. Além de capacitar cozinheiras, o Sesc/RS levará opções de lazer para crianças em suas visitas educacionais. “Por meio desta parceria, conseguiremos ampliar a atuação social que já realizamos por meio do Programa Mesa Brasil Sesc em todo o RS. O estímulo ao aproveitamento integral dos alimentos e, em especial, o não-desperdício será o principal foco da nossa contribuição a este novo programa“, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn.
Para o secretário da SDR, Tarcisio Minetto, o Prato para Todos será uma importante ação de proteção social. “A união de diferentes atores, do poder público e da iniciativa privada, vai colocar em prática uma política pública para reduzir a insegurança alimentar e a pobreza”, afirma. “Este programa nasce sem que o Estado precise fazer desembolsos financeiros, mas o governo assume a liderança para organizar diferentes elos em prol da sociedade.”
“O Brasil é o país que mais desperdiça alimentos, deixando de aproveitar 30% do que produz”, alerta o presidente da Ceasa, Ernesto da Cruz Teixeira. “Com o Prato para Todos, aumentaremos o controle sobre o descarte de alimentos e criaremos um novo hábito entre as famílias de baixa renda, que aprenderão a aproveitar cascas, talos, folhas, ramas e cascas, de alto valor nutricional, em sua alimentação.”
O lançamento do Prato para Todos também terá a participação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac Sesc, Luiz Carlos Bohn; da diretoria da Seven Boys; de secretários de Estado e parlamentares, entre outros.
------
Itamar Pelizzaro - Assessoria de Comunicação SDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário